Camões - Instituto da Cooperações e da Língua

logo camoes

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I. P.) é um instituto público criado em 2012, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português (MNE) sob superintendência e tutela do respetivo Ministro.

O Camões, I. P. tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar as atividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas que participem na execução daquela política, e ainda propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a presença de investigadores, leitores e docentes de português nas universidades estrangeiras e gerir a rede de ensino de português no estrangeiro a nível básico e secundário.

O Camões, I.P. assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, quer através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – quer através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.

O Camões, I.P. dispõe de uma rede de Centros Culturais Portugueses em 19 países de quatro continentes que acolhe e/ou dinamiza eventos que promovem as mais variadas manifestações artísticas. Conta ainda com uma rede de Centros de Língua Portuguesa, além das missões diplomáticas que desenvolvem programas de ação cultural externa.

Consulte aqui informações sobre as atividades do Camões, I.P. no Quénia

 

EUNIC Kenya

eunic kenya

A EUNIC (European Union National Institutes for Culture) é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura e pelas Embaixadas da União Europeia. Foi fundada em 2006 e congrega actualmente 32 membros de 26 países.

O objetivo principal da EUNIC é o de promover a cooperação cultural, dentro e fora da União Europeia, através do estabelecimento efetivo de parcerias entre os profissionais dos setores cultural, educativo e da juventude, tendo em vista um maior entendimento da diversidade cultural e linguística europeias.

A EUNIC Kenya pretende fomentar o intercâmbio cultural e a cooperação entre a Europa e o Quénia; apoiar o desenvolvimento de competências no sector das artes e cultura no Quénia e ligar o sector das artes e cultura queniana à Europa.

Atualmente, a EUNIC Kenya é constituída por: Alliance Française Nairobi & Mombasa, British Council, Goethe-Institut e Embaixadas da Áustria, Itália, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia e Suíça. 

Consulte aqui mais informações sobre a EUNIC Kenya

 

  • Partilhe